19.3.07

Socialização de uma sociedade

Uma sociedade é regida por leis. Sem leis imperaria a desordem que nos levaria ao caos.
Porém é fato que não existe qualquer documento ou manual de instruções da sociedade dizendo que cor devo usar no meu cabelo, nem que diga como me vestir. É claro, não fujamos do bom senso e não sejamos extremistas. Existe sim o limite do exagero, mas este limite é bem flexível de acordo com os olhos do espectador.

Importa-se demasiadamente com a vida alheia. Não há mais respeito. Discrimina-se o incomum, ou "não-corriqueiro". Não há mais tolerância porque ninguém mais ouve ninguém. A voz de quem fala fica perdida no vácuo e nunca chega a alcançar os ouvidos de quem se quer alcançar, isso porque estamos tão distantes um dos outros, a distância é tamanha que os corações não se escutam mais.

Não há de se haver homogeneidade completa numa sociedade porque as verdades não as mesmas para todos, porém todas são verdades e têm seu próprio mérito. Há de se haver, sobretudo, um sentimento de paixão entre as pessoas para que possamos enxergar a essência e o bem que existe dentro de cada um.

O motivo lógico que leva a maioria a se importar tanto com as ações alheias, é que estes se esforçam tanto para se "encaixar" dentro de um limite imposto pela sociedade, que se tornam meros infelizes, pessoas frustradas por não poderem expor seus verdadeiros desejos e vontades. E essas pessoas não-felizes não admitem o fato de outras conseguirem se livrar dessas barreiras, e querem que elas também se enquadrem nos limites. Pois se ela se esforça tanto, por que a pessoa que está ao seu lado não? Por que só ela tem de sofrer? O sentimento básico é "se eu passo por isso, você também tem de passar".

Não se pode pedir que todos sejam bons, mas pode-se pedir para que se recordem que sem cuidado não existiríamos. E é cuidado o que falta na nossa sociedade. Cuidado com a pessoa do lado, com o que pensa; cuidado com as pequenas coisas e animais; e cuidado, sobretudo, com as relações humanas. Cuidado para não deixar de lado os sentimentos mais puros para dar lugar à sentimentos desnecessários. Sem cuidado nenhum ser humano estaria vivo, precisamos de cuidado desde o dia em que nascemos. Nossos pais cuidam de nós, nos alimentam, nos dão carinho e moradia. Com cuidado crescemos e maduramos.

Quando aprendermos a colocar o "cuidado" em primeiro lugar, tornar-se-á desnecessária a "vigilância" sobre a vida alheia. Não há motivos para olhar para o lado quando existem milhões de coisas a serem consertadas em si mesmo. Ninguém é perfeito. Ninguém nunca será perfeito. Basta, por ora, que tenhamos consciência que a divergência de opiniões sempre existirá, e é preciso acima de tudo respeito.

Nenhum comentário: