19.3.07

Educação ideal e ética planetária



A educação ideal, se implementada, contribuiria na formação de uma sociedade mais humanizada e competente, pois esta se encontra intrinsecamente ligada a valores de amorosidade; ligada à ética, seja esta em termos planetários ou sociais; e ainda ligada à consciência de um desenvolvimento necessário e pacífico.
Os educadores, nos dias atuais, não têm apenas a missão de passar o conhecimento científico e concreto aos estudantes. Urge que adolescentes e crianças, no mundo todo, tenham contato com valores como os da cooperação, solidariedade e amorosidade. Uma sociedade paradigmática seria construída nessas bases. E parte da utopia de tal sociedade, o caminho para a construção da mesma.
A idéia de que vivemos numa Casa Comum, e temos um destino comum, atinge pessoas de todas as idades. A educação ideal também se liga à expansão de idéias relacionadas ao mais pulsante ramo, atualmente, da ciência: a ecologia. Esta, há tempos, tem espaço desprivilegiado nas grades curriculares, mas agora, é essencial que seja dada a ela a devida atenção para que haja a continuação da vida. E ainda, a educação ideal institui a idéia de vivemos em sociedade, e precisamos dela. Estamos ligados ao meio e às pessoas, ninguém vive sozinho e sem Casa. Aristóteles já dizia: "O homem é um animal social".
A vigente sociedade clama por desenvolvimento. Porém não o desenvolvimento desvairado e destruidor a que se está acostumado a assistir na TV ou ter notícias nos jornais. Instala-se a consciência de que o desenvolvimento pode ser feito de maneira civilizada e passional. A educação, que já não se trata mais exclusivamente do ensino da matemática e do português, expande idéias de que a evolução pode ser feita de maneira proveitosa, não de maneira avassaladora.
Portanto, a educação ideal ajudaria na formação de uma sociedade mais humanizada e competente. A educação ideal, na realidade, não consta apenas na transmissão de conhecimentos mecânicos e teóricos, mas sim da expansão de idéias necessárias à manutenção da vida humana na Terra. É imprescindível que os educadores continuem nesta missão, com plena consciência de que são eles os responsáveis por levarem tais assuntos a ter sua devida relevância em níveis planetários.

Nenhum comentário: